Notícia

A NOITE DA 2ª RONDA DA ANIMALIFE COM A ASSOCIAÇÃO CORAÇÃO NA RUA

30.05.2014

A noite da 2ª ronda da Animalife com a associação Coração na Rua pelas ruas do Porto terminou de maneira inesperada: o objectivo era dar apoio aos sem abrigo e, no caso dos voluntários da Animalife, aos seus animais. Mas acabou com a reunião feliz de um cão perdido com a sua família.

Nesta 2ª ronda, realizada a 10 de Maio, as zonas visitadas foram o Jardim do Carregal e a Câmara do Porto. Ao contrário da 1ª ronda, eram poucos os sem abrigo com animais, apenas três. Mas, em contrapartida, havia muitos jovens a viver naquelas ruas, jovens sem casa e também sem esperança no futuro que devia ser seu por direito.
Em final de noite, os voluntários da Animalife depararam, no Campo Alegre, com um cão completamente desorientado. Era tal o seu desnorte, que se atirou ao saco de uma jovem que passava e por nada o queria largar.
Alimentá-lo foi a primeira preocupação: mal cheirou a lata de comida, roubou a embalagem e foi comer para o meio da rua. A situação complicou-se porque ali os carros passam a grande velocidade. Com bocadinhos de ração e muita paciência foi possível atraí-lo ao passeio e colocá-lo em segurança.
A segunda preocupação foi tirar o cão da rua, arranjando uma solução, ainda que provisória, para aquela noite. Uma voluntária decidiu acolhê-lo, mas sem trela e o carro cheio, a tarefa não era fácil. Outra voluntária resolveu o assunto: o cinto das calças fez de trela e o espaço no automóvel junto aos pés teve de servir para o transportar.
Entretanto, houve uma mudança de planos: em vez de se levar o cão para casa, fazia mais sentido tentar saber imediatamente se tinha "chip" e dono. No Hospital Veterinário do Porto, foi obtida a dupla confirmação. Às 2 horas da manhã o Torga reunia-se com a sua família!

Tinha-se cumprido, uma vez mais, o lema da Animalife: criar histórias felizes.