Uma nova oportunidade de felicidade
30.08.2023
A Belinha é uma cadela amorosa, que já passou por muito e que agora tem uma nova oportunidade de ser feliz!
Vivia em Alvalade com o seu detentor, uma pessoa idosa, numa situação de fragilidade social e económica, e com várias limitações por questões de saúde, que resultaram em vários episódios de internamento hospitalar.
E, como tal, devido à fraca rede de suporte do seu tutor, a Belinha esteve várias vezes em casa sozinha, durante inúmeros dias, sem qualquer supervisão, cuidados básicos e na impossibilidade realizar os passeios higiénicos.
Apesar de o utente recorrer e contar com o apoio da Animalife, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, e de um vizinho, o mesmo estava ciente de que já não se encontrava dentro das suas faculdades mentais para realizar as suas atividades de vida diária e de salvaguardar a 100% o bem-estar da Belinha.
Após a sinalização deste agregado familiar, devido à situação descrita, e depois de mais um internamento do utente, sem previsão de saída, foi decidido em equipa e em conjunto com a Técnica Social da Junta de Freguesia de Alvalade, a retirada definitiva da Belinha e que a mesma fosse colocada para adoção, sempre em concordância com o seu detentor, de forma a estar incluído no processo.
A Belinha encontrava-se até agora com uma família de acolhimento temporário (FAT), no concelho de Sintra. Tem sido muito feliz junto deles, mas a família não podia ficar com a mesma permanentemente.
E um final feliz estava por chegar! A Belinha encontrou novamente alguém para lhe dar o amor que ela merece. O seu novo tutor já tinha procurado a ajuda da Animalife para conseguir salvar a sua única companhia de quatro patas, a Duquesa, que lutava contra diversas condicionantes de saúde.
“A Animalife tem feito uma diferença muito grande na minha vida. Devia existir mais apoios como este para ajudar as famílias que se encontram em situação de fragilidade”, afirma Álvaro, sensibilizado com a realidade do abandono animal em Portugal.
Apesar de terem sido realizados todos os esforços e prestada a assistência médico-veterinária necessária, acabou por falecer. Apesar da perda, o tutor ambicionava poder partilhar mais momentos de companheirismo com um amigo de quatro patas, pelo que após um acompanhamento e avaliação por parte da equipa técnica da Animalife, foi conjuntamente iniciado o processo desta nova adoção.
“A Duquesa representava muito para mim. Era a minha melhor companhia e fez parte da minha vida durante dez anos”, revela Álvaro com alguma emoção.
A Belinha veio fazer trazer uma grande mudança à sua vida neste momento mais difícil, tornando-se a alegria da casa. “É muito engraçada, tem muita vida e segue-me para todo o lado. Estou muito feliz”, afirma.
Esta nova adoção fez toda a diferença na vida dos dois! Foi amor à primeira vista e esperamos que este final feliz se repita com todos os patudos que também precisam de uma família que cuide deles!
Agradecemos ao nosso parceiro de alojamento Talismã Dog Hotel, que acolheu a Belinha e à Flixbus por ter possibilitado a viagem do Porto até Lisboa para que os dois se pudessem conhecer finalmente!