Notícia

Sem-abrigo: os animais deles também precisam de nós

04.04.2017

http://p3.publico.pt/pet/23268/sem-abrigo-os-animais-deles-tambem-precisam-de-nos

À noite, nas carrinhas que fazem rondas pelas ruas lisboetas, voluntários da Animalife juntam-se aos da Comunidade Vida e Paz. Desde 2012, dão ração, desparasitantes e apoio médico, através das clínicas veterinárias com quem têm protocolos, aos animais dos sem-abrigo.

 

É uma ajuda preciosa para uma necessidade muitas vezes desvalorizada — e é para mostrar esse lado que tantas vezes na sombra que a associação de apoio aos animais lançou uma campanha de sensibilização com um vídeo que está a ser divulgado nas redes sociais. "Muitas pessoas tentam ajudar os sem-abrigo a sair da rua, mas não percebem que quando essas pessoas têm animais a situação é muito mais complicada", disse ao P3 o presidente da associação, Rodrigo Livreiro. É que quase todas as instituições de solidariedade que apoiam estas pessoas não permitem a entrada de animais nos albergues, casas ou pensões. Os sem-abrigo, explica Rodrigo, vêem-se assim obrigados a tomar uma decisão: ou abandonam o animal e saem da rua ou ficam com o animal... na rua. Nas rondas, os voluntários testemunham ligações especiais entre quem vive na rua e os animais.

 

Muitas vezes, os cães ou gatos são a única companhia que têm. A única fonte de afecto. A Animalife "não tem capacidade para dar apoio a todas as pessoas sem-abrigo [com animais]", lamenta o presidente. Só em Lisboa, ajudam regularmente cerca de 35 pessoas — com 50 animais. No Porto, serão uma dezena. Mas as não apoiadas serão muitas mais. Além dos dois actores, no vídeo (feito pro bono por uma agência de comunicação que não quis ser identificada) aparece ainda Spot, um cão que está à procura de uma família. Quem quiser, pode procurá-lo no abrigo de animais da câmara de Lisboa, que, "infelizmente, tem muitos animais para adopção".

 

Para continuar com o programa de apoio aos animais dos sem-abrigo, a Animallife precisa de ração para cão e gato, medicamentos, areia, mantas, brinquedos, trelas, comedouros, bebedouros e todos os tipos de produtos de que os animais precisam. Quem quiser, pode também fazer donativos monetários — com esses, a associação aposta na esterilização, vacinação, desparasitação e identificação electrónica destes animais.