Notícia

Vaga de Frio - Plano de Contingência

10.01.2019

O plano de contingência devido à vaga de frio, em Lisboa, foi ativado dia 9 de Janeiro e prevê-se que se mantenha ativo até ao final da semana. Esta medida pretende apoiar a população vulnerável da cidade de Lisboa, nomeadamente pessoas em situação de sem abrigo, enquanto as temperaturas mínimas se mantiverem muito baixas.

Pela primeira vez, a Animalife é uma das entidades que integra o plano de contingência da Proteção Civil, o que demonstra uma crescente consciencialização da realidade das pessoas que vivem na rua com animais.

A Animalife estará presente prestando apoio a nível da alimentação e desparasitação interna e externa dos animais das pessoas em situação de sem abrigo que se dirijam ao Pavilhão Desportivo do Casal Vistoso, formalizando os pedidos de apoio e registando as suas necessidades, para que os mesmos possam posteriormente ser acompanhados pela Animalife e beneficiar da vacinação, colocação de microchip e esterilização.

Durante este período, as estações de metro do Rossio, Intendente, Saldanha, Santa Apolónia e Oriente vão estar abertas durante a noite e a Junta de Freguesia da Estrela abriu as portas do seu pavilhão para que tanto pessoas como animais lá possam passar a noite.

Consideramos vital a colaboração conjunta com a proteção civil e todas as outras entidades presentes, quer na vertente social como animal, para garantir uma resposta conjunta a pessoas e animais.