Notícia

Animalife celebra protocolo com CML

09.11.2019

A Animalife estabeleceu um protocolo com a Câmara Municipal de Lisboa (CML) destinado à proteção de animais das pessoas em situação sem-abrigo, em episódios climáticos extremos.

O contrato-programa, assinado ontem no Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo, define os termos da cooperação a estabelecer entre a Animalife e a CML, “no âmbito do apoio de emergência veterinária na cidade, aquando do acionamento do Plano de Contingência para as pessoas em situação de sem-abrigo (PSSA) perante vagas de frio ou ondas de calor”.

A Animalife passará a assegurar o bem-estar dos animais das PSSA sempre que se verifiquem episódios climáticos extremos na cidade de Lisboa, nomeadamente em termos de abrigo (fornecimento de boxes ou jaulas) e de alimentação. A autarquia garante a cedência e limpeza de espaços, além de um apoio financeiro de quinze mil euros. Em Lisboa, cerca de 25% das pessoas em situação de sem-abrigo têm animais, e não têm forma de os proteger durante as vagas de calor ou frio.

Para Manuel Grilo, vereador dos Direitos Sociais, este protocolo representa uma forma de garantir “um melhor tratamento aos animais das pessoas que estão em situação de sem-abrigo. A Animalife garantirá um “acompanhamento técnico credenciado, de quem sabe tratar e gerir os animais”, disse Manuel Grilo, admitindo que, para as pessoas em situação de sem-abrigo “eles representam muitas vezes o suporte de ligação à vida e à comunidade”.
 
Já para Carlos Manuel Castro, vereador da Proteção Civil, o protocolo agora assinado vem “preencher uma lacuna” que se vivia até agora na cidade de Lisboa – “não conseguir dar resposta à população sem-abrigo que tem os seus animais”, principalmente numa altura em que assistimos “à existência de condições atmosféricas cada vez mais adversas”. O responsável da Proteção Civil enalteceu a atual relação da CML com a Animalife que, realçou, gostaria de ver evoluir no futuro.
 
Rodrigo Livreiro, presidente da Animalife, salientou a importância do protocolo agora estabelecido com a CML, referindo que “para quem está no terreno, é difícil garantir uma resposta sem o apoio da autarquia.” Este acordo, concluiu, permitirá “não quebrar o laço afetivo entre as pessoas e os seus companheiros [animais]”.
 
A Animalife acompanha, há vários anos, algumas instituições que intervêm junto das pessoas em situação de sem-abrigo, fazendo uma avaliação das necessidades dos animais que encontram. Através do seu programa de apoio a PSSA, fornece-lhes alimentação, esterilização, vacinação, identificação eletrónica e desparasitação. Elabora também planos de ação que permitem acompanhar as necessidades destes animais e a evolução da situação dos agregados.