Notícia

Animalife celebra protocolo com Câmara de Loures

22.11.2019

A Animalife estabeleceu um protocolo com a Câmara Municipal de Loures destinado à proteção de animais das pessoas em situação de carência económica comprovada.

O acordo de colaboração, assinado ontem no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Loures, define os termos da cooperação a estabelecer entre a Animalife e a Câmara e prevê o apoio à criação de um posto de atendimento e distribuição de ração a animais que se encontram a cargo de famílias carenciadas do município.

Na cerimónia, Rodrigo Livreiro, presidente da Animalife, salientou a importância que os animais têm no seio familiar e saudou a parceria agora estabelecida, referindo que “é com enorme orgulho que vemos a Câmara de Loures interessada em colaborar connosco”.

Bernardino Soares, presidente da Câmara de Loures, reconheceu que há no município uma grande quantidade de famílias que poderá vir a beneficiar desta ajuda. “Estaremos certamente a proporcionar cuidados aos seus animais, mas também a apoiar estas famílias em dificuldades nas suas vidas e na sua restruturação”, referiu.

As famílias com carência económica serão indicadas pelos serviços sociais da Câmara de Loures, competindo depois à Animalife avaliar as reais necessidades de apoio em cada um dos casos.
 
O programa Animalife de apoio a famílias carenciadas com animais de companhia foi criado em abril de 2012. O seu objetivo é apoiar núcleos familiares que, em situação de pobreza e sem meios para poderem continuar a ter os seus animais, se veem obrigados a entregá-los nos Canis Municipais e nas Associações de Proteção Animal ou mesmo a abandoná-los.

Este é um programa que, em conjunto com as autarquias locais e as Instituições Particulares de Solidariedade Social, identifica agregados familiares com carências económicas comprovadas, com animais de companhia a cargo. Oferece um apoio destinado a satisfazer as necessidades básicas dos animais, como alimentação, vacinação, esterilização, identificação eletrónica e desparasitação.