Notícia

“Para mim esta ajuda não é importante, é importantíssima”

11.02.2020

Dona Vitalina agradece o apoio da Animalife.
 

Vitalina vive sozinha com quatro gatos. Mais do que animais de estimação são amigos de longa data. Afinal, os mais velhos, Gaspar, Pantera e Gioconda foram todos acolhidos praticamente na mesma altura. Há cerca de 17 anos.
 

É com um sorriso nos olhos que a Dona Vitalina, como todos a conhecem na Animalife, fala dos seus gatos. São eles a sua grande companhia e foi por eles e pela Carochinha – uma cadela que já partiu – que, há mais de cinco anos, procurou ajuda.
 

Depois de reformada por invalidez devido a problemas de coluna, a Dona Vitalina continuou a trabalhar. Fazia essencialmente arranjos de costura, mas um acidente num autocarro há uns tempos valeu-lhe um pulso partido e impediu-a de continuar a coser. Hoje, com 80 anos acabados de fazer, depende exclusivamente de uma pensão de 281 euros. E da ajuda da Animalife.
 

“Para mim, esta ajuda não é importante, é importantíssima”, afirma convicta a Dona Vitalina. Só assim consegue garantir a alimentação e alguns procedimentos médico-veterinários dos seus quatro gatos. “Antes trabalhava e ganhava para sustentar os animais, mas agora não posso”, conclui com alguma tristeza.
 

Os gatos são a sua maior companhia. E Vitalina fala deles com muito carinho. Vivem entre o quintal e casa e nenhum gosta muito de se afastar. Todos têm bom feitio. “Só a Pantera é mais velhaca”, confessa a Dona Vitalina, recordando o quanto a gata gosta de a ir esperar empoleirada numa árvore quando sabe que está a chegar a casa ou de dormir aninhada junto a si na cama.
 

Vitalina conheceu a Animalife por intermédio de uma sobrinha. Deslocou-se à sede da associação em Lisboa, onde tratou da inscrição, e começou de imediato a receber ajuda. É atualmente uma das utentes mais antigas do Programa de Apoio a Famílias da Animalife, através do qual recebe alimentação e apoio em procedimentos médico-veterinários, como desparasitação, para os seus animais.
 

O Programa de Apoio a Famílias carenciadas com animais de companhia foi criado em abril de 2012. Em conjunto com as Instituições Particulares de Solidariedade Social e as autarquias locais, identifica agregados familiares com carências económicas comprovadas, com animais de companhia a cargo. Oferece um apoio destinado a satisfazer as necessidades básicas dos animais, como alimentação, vacinação, esterilização e desparasitação.
 

É através deste programa que ajudamos a Dona Vitalina. Contamos consigo para poder ajudar noutros casos.
 

Participe com o seu contributo. Deixe um donativo.
 

Ajude-nos a criar histórias felizes.