Notícia

COVID-19

13.03.2020

O novo coronavírus está presentemente em mais de 100 países, tendo já causado milhares de casos confirmados e mais de 5000 mortes. Estes números aumentam a cada dia que passa. O surto de COVID-19 representa também uma ameaça ao bem-estar dos animais de companhia, pois são muitos os que receiam que os animais possam espalhar o vírus.

A  Organização Mundial de Saúde (OMS) confirmou que não há evidências de que animais como cães ou gatos possam estar infetados com o coronavírus. O COVID-19 transmite-se especialmente através de gotículas de tosse, espirros, saliva ou corrimentos nasais. Apesar de os animais gerarem gotículas com bastante facilidade, existem barreiras significativas para que o vírus salte dos humanos para os animais, e vice-versa.

A OMS informou assim que “atualmente, não há provas de que animais de companhia como cães ou gatos possam ser infetados com o novo coronavírus”.
 
As regras a adotar na interação com os animais de companhia são, para já, as mesmas que devemos aplicar noutras situações - lavar as mãos com frequência e, em caso de doença, usar máscara perto deles.

A WSAVA (The World Small Animal Veterinary Association), publicou este mês um documento consultivo, dirigido aos seus associados, no qual responde a uma série de questões úteis sobre a forma de lidar com a pandemia. Partilhamos consigo as mais importantes.
 

  • O COVID-19 pode infetar animais de estimação?
Atualmente, existem evidências limitadas de que animais de estimação (cães e gatos) possam ser infetados pelo SARS-Cov-2, e não existem evidências de que cães e gatos possam ser uma fonte de transmissão para outros animais ou humanos. Esta é uma situação em rápida evolução e as informações serão atualizadas à medida que estiverem disponíveis.
 
  • Devo evitar o contacto com animais de estimação ou outros animais se estiver doente com COVID-19?
O CDC [Centers for Disease Control and Prevention] recomenda o seguinte: “Você deve restringir o contacto com animais de estimação e outros animais enquanto estiver doente com a COVID-19, assim como faria com outras pessoas. Embora não tenha havido relatos de animais de estimação ou outros animais adoecendo com COVID-19, é recomendável que pessoas doentes com a COVID-19 limitem o contacto com animais, até que mais informações sejam conhecidas sobre o vírus. Quando possível, peça a outro membro da sua família que cuide dos seus animais enquanto estiver doente. Se você está doente com COVID-19, evite o contacto com seu animal de estimação, incluindo acariciar, aconchegar-se, ser beijado ou lambido e compartilhar alimentos. Se precisar de cuidar do seu animal de estimação ou de ficar perto de animais enquanto estiver doente, lave as mãos antes e depois de interagir com os animais e use uma máscara facial.” Verifique se há novas atualizações no site do CDC em: www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/faq.html#2019-nCoV-and-animals
 
  • Se o meu animal de estimação esteve em contacto com alguém doente com COVID-19, pode infetar outras pessoas?
Embora ainda não tenhamos certeza, existem evidências limitadas de que animais de estimação possam ser infetados ou transmitir o SARS-Cov-2. Também não existem evidências de que possam adoecer por uma infeção com este novo coronavírus. Além disso, atualmente não há evidências de que animais de estimação possam ser uma fonte de infeção para as pessoas. Esta é uma situação em rápida evolução e as informações serão atualizadas à medida que estiverem disponíveis.
 
  • O que devo fazer se meu animal de estimação desenvolver uma doença inexplicável e estiver perto de uma pessoa com infeção por COVID-19 documentada?
Ainda não sabemos se os animais de estimação podem ser infetados pelo SARS-Cov-2 ou ficar doentes com a COVID-19. Se o seu animal de estimação desenvolver uma doença sem causa definida e foi exposto a uma pessoa com a COVID-19, converse com um agente de saúde pública que esteja a acompanhar o tratamento do doente. Se na sua zona existir um veterinário ligado à saúde pública, o agente de saúde pública responsável pelo caso deverá consultar o veterinário ou outro funcionário responsável. Se o veterinário de saúde pública do município, ou outro funcionário da saúde pública, recomendar que leve o seu animal a uma clínica veterinária, ligue para a clínica e informe que está levando um animal de estimação doente que foi exposto a uma pessoa com a COVID-19. Isso dará tempo à clínica para preparar uma área de isolamento. Não leve o animal a uma clínica veterinária, a menos que seja instruído por um agente da saúde pública.
 
A WSAVA alerta que estas são recomendações globais e que é muito importante que todos sigam as indicações dadas pelas autoridades veterinárias de cada país.
 
Consulte todo o documento em https://wsava.org/wp-content/uploads/2020/03/COVID-19_WSAVA-Advisory-Document-Mar-7-2020-Portuguese.pdf