Notícia

Luciano é apoiado pelo PAF desde abril

28.09.2020

Luciano conheceu a Animalife através de uma vizinha que já era apoiada pela associação. Um acidente de trabalho deixou-o incapacitado e o valor que recebe mensalmente, pago pela seguradora, não chega para fazer face a todas as despesas.
 
“Houve alturas em que não tinha como comprar [comida] para os gatos”, admite Luciano, que, na altura do acidente já tinha Estrela e Matateu. São eles os pais de uma ninhada que nasceu prometida a vários vizinhos. “Só que quando fui para os dar, afinal já ninguém podia ficar com eles”, recorda. Nunca lhe passou pela cabeça abandonar os gatinhos e, por isso, apesar das dificuldades, hoje vive na companhia de todos eles.
 
O acidente de trabalho já aconteceu há seis anos. Luciano caiu de um andaime, ao nível de um terceiro andar e, entre o hospital e o lar onde recuperou, esteve pouco menos de um ano afastado de casa. Acabou por ficar com problemas numa perna, o que, aos 60 anos, o impede de voltar a trabalhar.
 
Alimentar tantas bocas dependendo apenas do valor pago pela seguradora não tem sido fácil. Por isso, Luciano nem hesitou quando a vizinha lhe explicou o tipo de apoio prestado pela Animalife. Desde abril, é ajudado com alimentação para todos os gatos. “Estão-me a ajudar muito”, reconhece.
 
Enquanto aguarda a marcação da esterilização para dois dos seus gatos – uma das condições indispensáveis para integrar do Programa de Apoio a Famílias (PAF) da Animalife –, não se cansa de tecer elogios à importância do trabalho da associação, que define numa palavra: “espetáculo”.
 
Criado em 2012, o PAF tem por objetivo satisfazer as necessidades básicas dos animais, como alimentação, vacinação, esterilização, identificação eletrónica e desparasitação.
O programa depende do apoio de todos. Se ainda não o fez, contribua. A sua ajuda pode fazer toda a diferença na vida de pessoas como Luciano.