Notícia

Animalife integra nova resposta de apoio a PSSA

08.07.2021

Há uma nova resposta de ajuda à população em situação de sem-abrigo em Lisboa. Gerida pela Comunidade Vida e Paz, a UIPSSA (Unidade Integrativa para Pessoas em Situação de Sem-abrigo) abriu portas na Penha de França, no dia 5 de julho. A Animalife faz parte desta solução, dando apoio aos utentes com animais.
 
Trata-se de um programa que funciona em regime residencial, com capacidade para acolher 40 pessoas. A unidade, que opera em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa, receberá utentes do sexo masculino e feminino, dando-lhes a possibilidade de se fazerem acompanhar pelos seus animais de estimação.
 
Os animais das pessoas ali acolhidos contarão com o apoio continuado da Animalife, que assegurará a alimentação e procedimentos médico-veterinários, como desparasitação ou vacinação, além de outros bens de primeira necessidade, como trelas, coleiras ou comedouros. A intervenção da Associação tem também em vista o desenvolvimento da autonomia e competências dos tutores, através da prestação de um acompanhamento social-animal personalizado.
 
Graças a um donativo da IKEA, a Animalife fornecerá igualmente colchões para os animais acolhidos na nova unidade. Está ainda prevista a instalação de um parque canino exterior, onde os animais possam ficar quando os seus tutores se ausentam do centro residencial.
 
A cerimónia oficial de inauguração da UIPSSA está prevista para 17 de outubro, Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza.