Notícia

A Osteoartrite e os animais de companhia

29.10.2021

O dia 12 de outubro é o Dia Mundial da Osteoartrite (OA), uma patologia grave que afeta mais de 500 milhões de pessoas, segundo as estimativas da OMS. A OA é uma degradação progressiva de uma articulação sinovial. Trata-se de uma patologia silenciosa que limita gradualmente a qualidade de vida de quem sofre desta doença, que não é exclusiva dos humanos - afeta igualmente os animais de estimação, tanto cães como gatos.

Enquanto cerca de 7% da população mundial sofre de OA, este número sobe para quase 25% no caso dos cães. Em Portugal existem 2 milhões de cães, dos quais 500.000 - 25% - sofrem de osteoartrite, segundo números divulgados pela ELANCO, uma empresa farmacêutica norte-americana, promotora de um manifesto de alerta para esta patologia.

A OA, sobretudo nos cães, não se manifesta da mesma forma que nos humanos. Os cães podem começar a desenvolver esta doença nas articulações a partir dos cinco meses (ao passo que nos humanos aparece habitualmente a partir dos 65 anos). Por isso, é muito importante vigiar, desde tenra idade, os sinais de alerta e, em caso de suspeita, consultar o médico veterinário.
 
Esta é uma doença crónica e irreversível que não pode ser prevenida e não tem cura. Só o diagnóstico precoce contribui para que a evolução seja o mais lenta possível durante a vida do animal. O que nem sempre acontece: mais de metade dos casos de OA não são diagnosticados até os cães terem entre 8 e 13 anos de idade.

Apesar de não ter cura, é possível melhorar a qualidade de vida do animal, graças a um tratamento multimodal. É comum tratar o problema com anti-inflamatórios, acompanhados de reabilitação, controlo do peso, exercício e controlo em casa.

Os sinais da doença são vários, como coxear ou mudança de comportamento (tristeza ou, até mesmo, agressividade).
 
Para apoiar o Dia Mundial da OA, e para sensibilizar as pessoas - incluindo tutores - para este problema, a ELANCO, uma empresa farmacêutica norte-americana que produz e fornece produtos, serviços e conhecimentos para melhorar a saúde dos animais e a produção de alimentos em mais de 70 países, promoveu o Manifesto para a melhoria dos tratamentos das dores articulares em animais de estimação durante todas as fases das suas vidas:
 

  1. A Osteoartrite (OA) afeta igualmente os animais. Juntamo-nos à comemoração do dia 12 de outubro, o Dia Internacional da Osteoartrite (OA), de forma a promover igualmente o conhecimento sobre o seu impacto nos animais de estimação.

  2. Em todas as fases da vida. A Osteoartrite (OA) pode surgir desde tenra idade, quando os nossos animais são muito jovens. Anteciparmo-nos e sabermos detetar os primeiros sintomas são aspetos importantes para o controlo terapêutico da doença.

  3. Controlar a dor é possível. A Osteoartrite (OA) é uma doença degenerativa e irreversível para a qual existem tratamentos eficazes que são capazes de atenuar a dor e melhorar substancialmente a qualidade de vida dos nossos cães.

  4. O veterinário é o nosso melhor aliado. A visita periódica a um veterinário é a melhor ferramenta de deteção e de tratamento. Procure sempre um veterinário para garantir a saúde do seu animal de estimação.

  5. Momentos que importam. Brincar, correr ou saltar deixam de ser momentos agradáveis se o nosso cão sofrer de problemas articulares. Temos de estar atentos a estas alterações no seu comportamento e informar o nosso veterinário dos mesmos.

  6. Evitar o stress. Existem tratamentos diários aos nossos animais de estimação, o que contribui significativamente para a redução do stress e da sua melhor dosagem.

  7. Amor por amor. Os nossos animais dão-nos sempre o melhor de si e, por isso, devemos dar o mesmo em troca, evitando a dor e garantindo-lhes a melhor vida possível.

 
Leia o manifesto em caessemoa.pt