Como escolher um seguro de saúde para animais?

Cuidar de um animal implica muito mais do que alimentar. Doenças, acidentes e outros imprevistos acontecem. E, nesses casos, um seguro de saúde para animais pode fazer toda a diferença.

O custo com uma operação, o tratamento decorrente de um acidente ou o acompanhamento de uma doença grave de um animal de companhia implicam contas elevadas no veterinário e, muitas vezes, traduzem-se num desequilíbrio do orçamento familiar.
 
Os seguros de saúde para animais são já muito comuns em Portugal. Na sua grande maioria, têm diversas opções à escolha, que se traduzem em coberturas mais ou menos alargadas.

Na altura de escolher, há que verificar se o seguro apenas permite o acesso a uma rede de clínicas convencionadas com preços mais baixos do que os habituais, se reembolsa parte das despesas ou se inclui ambas as opções.

A primeira modalidade não impõe limites de capital, mas restringe a escolha do prestador. Convém, por isso, verificar se a sua zona de residência está bem servida, bem como a lista de preços, que dependem, regra geral, do acordo entre a seguradora e o veterinário.

Com um seguro de reembolso, pode escolher o veterinário e apresentar a despesa à companhia, que a reembolsa até ao limite de capital contratado, descontando a franquia.

Deve ainda ter em atenção que algumas seguradoras têm cláusulas de exceção ligadas a condições de saúde pré-existentes nos animais. E, dependendo da seguradora, poderá ser exigida uma idade mínima ao animal segurado, que pode variar entre um mínimo de três meses e um máximo de dois anos de idade. O seguro poderá também ser limitado a um máximo de idade do animal, até aos 10 anos, por exemplo.

Por norma, os seguros para animais preveem a assistência veterinária e medicamentosa em caso de doença, acidente, cirurgias, tratamentos ou internamento do animal. Na maioria dos casos, as apólices cobrem exames, cirurgias e internamentos e dão ainda alguns descontos em produtos para animais, medicamentos ou alimentação.

Alguns dos seguros disponíveis no mercado têm associados seguros de responsabilidade civil, que garantem as indemnizações legais exigidas ao dono de um animal por danos patrimoniais e/ou lesões corporais provocadas noutros animais ou pessoas.

Nas opções mais completas – e por isso também mais caras –, estão ainda disponíveis outras coberturas, como roubo, desaparecimento, eutanásia, funeral, guarda em canil/gatil e proteção jurídica.

Antes de avançar, tenha em atenção os seguintes pontos:

Para escolha de um seguro de saúde, aconselhamos que faça várias simulações – encontra muitas disponíveis online – e que selecione a que melhor se adequa às suas necessidades/disponibilidade financeira. Em alternativa, poderá recorrer diretamente a uma seguradora, banco ou outra instituição que comercialize este tipo de seguros.

 

 
Leia mais sobre Saúde Animal no "Guia Animalife para animais (e tutores) felizes". Encomende já o seu exemplar através do e-mail loja@animalife.pt ou aqui.