Vet na Rua

Lançado no final de 2020, o projeto "Vet na Rua" da Animalife, através de um Contrato-Programa com a Câmara Municipal de Lisboa, é uma inovação significativa no apoio a animais de companhia de famílias em situação de vulnerabilidade económica comprovada. Este contrato, renovado em agosto de 2022, com duração até 2025, não só reforça os apoios anteriormente disponíveis, mas também os amplia consideravelmente, incluindo agora apoio na alimentação, esterilização, alojamento temporário e cuidados médico-veterinários necessários durante doenças ou acidentes, em colaboração com Centros de Atendimento Médico-Veterinários (CAMVs) parceiros da Animalife.

 

Este projeto oferece atendimento e acompanhamento social, bem como procedimentos médico-veterinários gratuitos, como vacinação, desparasitação e identificação eletrónica, focando-se no apoio a pessoas e famílias em situação de especial vulnerabilidade com animais de companhia a cargo. Os beneficiários do "Vet na Rua" são devidamente identificadas pela ação social das Juntas de Freguesia e ou pela Câmara Municipal de Lisboa. Esta colaboração assegura que o apoio é direcionado eficazmente às famílias em situação de vulnerabilidade social, garantindo um impacto significativo na comunidade.



 

 

Objetivos do "Vet na Rua"

Os principais objetivos do "Vet na Rua" são:

- Assegurar a realização de ações de profilaxia obrigatórias para animais de famílias vulneráveis.

- Sensibilizar e educar a população abrangida sobre cuidados essenciais com os animais de companhia.

- Prevenir questões de saúde pública, contribuindo para o bem-estar das pessoas e famílias em situação de especial vulnerabilidade.

 

Equipa Multidisciplinar

De forma inovadora em Portugal, o Vet na Rua conta com uma equipa multidisciplinar composta por uma assistente social e uma médica-veterinária. Esta equipa providencia apoio social e serviços médico-veterinários em instalações designadas pelas Juntas de Freguesia e/ou Câmara Municipal de Lisboa ou, quando necessário, no domicílio de famílias carenciadas devidamente sinalizadas. Utilizando um veículo especialmente equipado, a equipa desloca-se aos locais de residência das famílias ou onde as pessoas em situação de sem-abrigo pernoitam.



 

 

Ações Realizadas

O "Vet na Rua" realiza visitas técnicas, ações de profilaxia obrigatórias, prevenção de doenças graves e sensibilização. Além disso, a equipa efetua acompanhamentos a clínicas médico-veterinárias protocoladas para tratamentos cirúrgicos quando necessário, como esterilizações. A sinalização dos beneficiários é feita pelas Juntas de Freguesia aderentes e pela Câmara Municipal de Lisboa, garantindo que o apoio chegue às famílias e indivíduos mais necessitados.

 

Impacto e Continuidade

O "Vet na Rua" é um componente crucial do Programa de Apoio Social Animal da Animalife, com um foco renovado em 2023 na expansão e melhoria dos serviços prestados. 

A previsão é de que o projeto continue a crescer, garantindo que cada vez mais animais e suas famílias recebam o apoio necessário, promovendo uma comunidade mais saudável e solidária.