Vet na Rua

O VET na Rua é o mais recente projeto da Animalife.

Criado em 2020, na sequência de um contrato-programa estabelecido com a Câmara Municipal de Lisboa, pretende contribuir para a existência de uma resposta social eficaz, que consiga colmatar as dificuldades de algumas famílias mais desfavorecidas em cumprir na totalidade as disposições legais relativas aos animais de companhia a seu cargo, nomeadamente no que diz respeito a ações de profilaxia consideradas obrigatórias.

De forma pioneira e única no País, o Vet na Rua integra uma equipa multidisciplinar, constituída por uma assistente social e um veterinário, dedicada a providenciar apoio social e prestar serviços médico-veterinários no domicílio de famílias carenciadas devidamente sinalizadas ou em instalações indicadas pelas Juntas de Freguesia e/ou Câmara Municipal de Lisboa.
 
Esta equipa tem à disposição um veículo, no qual se desloca aos locais de residência das famílias sinalizadas para as devidas visitas técnicas e ações de profilaxia consideradas obrigatórias – atos de vacinação e desparasitação, ações de prevenção de doenças graves e de sensibilização –, mas também para realizar acompanhamentos a clínicas médico-veterinárias protocoladas, em caso de necessidade de tratamentos cirúrgicos (como esterilizações, entre outros).  
 
Objetivos

O VET na Rua tem como principal objetivo prevenir o abandono de animais por parte de famílias em situação de carência económica. Pretende, por isso:


Equipa

O VET na Rua é formado por uma equipa multidisciplinar, constituída por uma assistente social e um médico veterinário.

Conheça a equipa
 

"Olá. O meu nome é Luís Costa e, apesar de ser um "cliché", desde pequeno que queria ser veterinário e poder zelar pelo bem-estar dos animais. 

Tirei o mestrado integrado em Medicina Veterinária através da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Lusófona. Comecei a exercer em 2014 e desde aí adquiri múltiplas experiências em clínicas e hospitais veterinários, alguns já com um grande cariz social, tendo sido para mim uma honra e enorme prazer poder juntar-me à Animalife para poder continuar a exercer a minha grande paixão com uma relação de maior proximidade com as pessoas e os animais."
 

Luís Costa - Veterinário do Projeto Vet na Rua



                                       

"Chamo-me Rita Gonçalo, sou natural do distrito da Guarda, Licenciada em Serviço Social pelo ISCSP. Atualmente estou alocada como Assistente Social ao projeto Vet na Rua e estando a causa animal presente na minha vida há alguns anos, nada melhor do que fazer parte da grande família Animalife. 

Este projeto é, sem dúvida, um enorme desafio profissional e pessoal e está a ser muito gratificante poder fazer parte dele."
 

Rita Gonçalo - Assistente Social do Projeto Vet na Rua