Sobre Nós

A Animalife é uma associação de âmbito nacional sem fins lucrativos, que foi criada em outubro de 2011. Combate o abandono de animais de estimação atuando contra as suas causas, providenciando apoio a famílias carenciadas e pessoas sem abrigo com animais de estimação, bem como associações de proteção animal. Está organizada em três núcleos: Lisboa, Porto e Margem Sul.
Assenta num modelo de voluntariado, contando com 150 voluntários espalhados pelos diferentes polos do país.

Sucessivos estudos têm mostrado que os animais de companhia oferecem numerosos benefícios no desenvolvimento psicológico e social e na qualidade de vida dos seus donos. Além disso, facilitam a criação de relações sociais, bem como a integração de crianças, idosos e pessoas com deficiência. O nosso objetivo central é lutar contra o abandono dos animais de companhia, indo ao encontro das suas causas. 

Muitas famílias passam por grandes dificuldades económicas e recebem ajuda alimentar de várias instituições de solidariedade. No entanto, não têm qualquer tipo de apoio para os seus animais. Essas dificuldades levam muitas vezes a que os animais sejam entregues aos centros de recolha oficial (canis) ou às associações de recolha e adoção. Tanto uns como outros estão sobrelotados, o que faz com que muitas vezes não sejam uma solução viável. 

A sobrelotação das associações de proteção animal, que não conseguem responder a todos os casos, levou a Animalife a fornecer apoio às situações mais urgentes. Sendo as dificuldades económicas uma das principais razões que levam ao abandono, ajudamos as famílias carenciadas e pessoas sem abrigo, fornecendo alimentação para os seus animais e ajudando-as a obter cuidados de saúde como a vacinação, esterilização e desparasitação, combatendo assim esta situação.  

Tratam-se de animais que se encontram em risco de sofrer vários tipos de carências, ou mesmo de serem abandonados. Satisfazendo algumas das suas necessidades, antecipamos a resolução do problema. 

A Animalife é a entidade criadora e gestora do Banco Solidário Animal, campanha que ocorre duas vezes por ano em parceria com a Sonae, através da qual são angariados alimentos para animais de companhia.