​Onde deixar o meu animal de estimação?

Férias são sinónimo de descanso, diversão e zero motivos para preocupação. Se tem um animal de companhia, saiba que pode viajar tranquilo. Há diversas soluções disponíveis que lhe permitem deixar o seu patudo em segurança.
 
Familiares ou amigos

Se tem um familiar ou um amigo que podem tomar conta do seu animal de estimação enquanto goza uns dias de merecido descanso, esta é sem dúvida a melhor solução.

Para si, porque sabe que o seu amigo de quatro patas fica entregue a alguém que conhece bem. Mas também para ele, que provavelmente não estranhará tanto a mudança de companhia.
 
Hotéis para animais

Em Portugal já existem ótimos hotéis para animais. A oferta é variada e o preço a pagar também. Tanto se podem encontrar locais que cobram uma diária de 10 euros, com alojamento e refeições incluídos, como outros que são verdadeiros espaços de luxo, onde, para além da dormida e da alimentação, se oferecem extras, como acompanhamento veterinário, passeios diários e até realização de atividades de lazer adaptadas aos gostos de cada animal.

Caso opte por esta solução, é importante que visite previamente o local, que confirme as condições de higiene e de segurança e que garanta a disponibilidade do espaço. Lembre-se que, em altura de férias, os hotéis para animais ficam rapidamente cheios.
 
Serviços profissionais de pet-sitting

Uma pesquisa na internet permite encontrar com facilidade um conjunto de empresas e profissionais que fazem pet-sitting.

A principal vantagem deste serviço é a de que o seu animal não necessita de sair de casa, sendo visitado por alguém que o alimenta, que o passeia e que tem uma interação personalizada com ele.

Assim como no caso dos hotéis, também aqui existem várias opções, algumas das quais incluem serviços extra como banhos, tosquias e corte de unhas.

A conta depende do que selecionar. Para uma visita diária com os serviços base – alimentação, passeio ou troca da caixa de higiene e interação durante 30 a 45 minutos – conte com um valor na ordem dos 10 euros por dia.

Saiba que algumas empresas estão aptas a fornecer-lhe um boletim informativo diário, enviando SMS com fotografias e indicação do estado do animal.

Caso opte pelo pet-sitting profissional, é importante que agende uma visita prévia a sua casa para poder conhecer o técnico que ficará responsável por acompanhar o seu animal. E, já agora, para que técnico e animal também se fiquem a conhecer.

Durante esta visita, explique as rotinas do seu animal, os seus hábitos particulares e as brincadeiras favoritas. Mostre ao técnico o local onde guarda a comida, documentos médicos e kit de primeiros socorros. Se o seu animal estiver a ser medicado, explique detalhadamente todos os procedimentos e exemplifique a administração dos medicamentos ou tratamentos. 

Jovens pet-sitters

Nos sites de oferta de serviços consegue encontrar, um pouco por todo o país, jovens que aproveitam os fins de semana e a época de férias para acompanhar e passear animais de estimação.

A maior vantagem deste tipo de serviço é, sem dúvida, o preço praticado, já que se consegue encontrar jovens que cobram 5 euros por visita diária.

Uma vez mais, o importante aqui é conhecer previamente o jovem e confirmar a sua experiência com animais. Pode, à partida, parecer uma opção menos segura, mas há pessoas que estão totalmente satisfeitas com este tipo de solução.