Quando vacinar o meu cão?

As vacinas são fundamentais para cuidar da saúde do nosso animal de estimação. Com elas prevenimos e evitamos doenças tanto virais quanto bacterianas que, em alguns casos, podem chegar a ser mortais. As vacinas são um tratamento preventivo imprescindível, que prepara o sistema imunológico para combater diferentes infeções.

As vacinas são criadas para ajudar a combater as doenças mediante a administração de uma pequena parte do vírus, bactéria ou micro-organismo. Ao introduzir esta substância atenuada ou inativa no organismo, conseguimos que sejam produzidos os anticorpos de defesa necessários para combater a doença no caso de a contrair.

As doses das vacinas para cães são completamente seguras e devem realizar-se no momento adequado para garantir a proteção.

A vacinação tem como objetivo estimular a imunidade de cada animal contra alguns dos principais agentes infeciosos. Deve ser feita uma consulta de rotina pelo veterinário antes da vacinação, para garantir que o animal se encontra saudável. Está contraindicado vacinar animais doentes.

Os cães podem ser vacinados a partir das 6 semanas de idade contra duas das principais doenças que afetam os cachorros: a esgana e a parvovirose. A partir das 8 semanas de idade, já podem ser vacinados contra a parainfluenza, hepatite infeciosa e leptospirose.

A primo vacinação deve ser repetida mensalmente até às 16 semanas ou para além destas. Garante a imunidade pelo menos um ano.

 A vacinação pode ser iniciada num cão de qualquer idade. Os animais são vacinados desde cedo para ser garantida proteção nos primeiros meses de vida, quando a sua imunidade ainda é bastante deficiente e precisa de ser estimulada. Contudo, não é impeditivo vacinar cães mais velhos pela primeira vez e é recomendado fazê-lo. Quando os cães já adultos são vacinados pela primeira vez, deve ser dada a vacina e o reforço vacinal passado um mês para garantir uma boa imunidade vacinal durante um ano.

Vacina da raiva - A vacina da raiva é obrigatória por lei. Deve ser dada a partir dos 3-6 meses de idade e não necessita de reforço. Para que o veterinário aplique a vacina da raiva, é obrigatório que o animal tenha microchip. A maioria dos veterinários ainda recomenda a vacinação anual da raiva, contudo alguns laboratórios produzem vacinas da raiva que são comercializadas e possuem a duração de 3 anos. Informe-se com o seu veterinário.

Vacinação de rotina - Para além da vacina que confere proteção contra a raiva, o veterinário normalmente vacina o animal contra:

A revacinação (após a primo vacinação) é feita todos os anos, uma vez por ano. À semelhança da vacina da raiva, também já existem em alguns laboratórios vacinas contra alguns dos agentes infeciosos referidos, que têm a duração de 3 anos. Informe-se com o seu veterinário.
 
Outras vacinas – Há vacinas, como as da leishmaniose ou da tosse do canil, que devem ser aplicadas exclusivamente em casos particulares.