O meu animal de companhia desapareceu. O que devo fazer?

O desaparecimento ou roubo de um animal de companhia deve ser comunicado, tão rápido quanto possível, à Junta de Freguesia da área de residência do detentor, sob pena de ser considerado abandono, o que é punível por lei.

Deve igualmente contactar a Câmara Municipal do município a que pertence, onde geralmente existem serviços que o poderão apoiar na procura do seu animal, e procurar nos Centros de Recolha Oficial (CRO), uma vez que existe a possibilidade de o animal ter sido recolhido pelos serviços camarários.

A proatividade é fundamental no caso de desaparecimentos, por isso deve igualmente colocar anúncios em sites de procura de animais desaparecidos, como o  Encontra-me.org , uma ferramenta on-line, visitada por milhares de pessoas e que contém uma extensa base de dados a nível nacional, graças à qual muitos animais têm sido reunidos com as suas famílias.

A Ordem dos Médicos Veterinários também colabora na procura de animais perdidos, através da plataforma online FindMyPET.

Por vezes, os animais deambulam perdidos durante meses até serem encontrados, pelo que deverá manter os esforços na tentativa de o reaver. 

Os cães, especialmente se forem seniores e com problemas físicos, não costumam afastar-se demasiado da sua área de residência, por isso procure bem por ele, mesmo nos espaços mais inusitados. Um cão de porte pequeno pode esconder-se num local muito pequeno e se não ouvir não poderá responder ao chamamento. Um gato assustado poderá igualmente ter tendência a esconder-se, pelo que não deverá poupar a esforços para encontrá-lo.

Aproveitamos também para o aconselhar vivamente, assim que o seu animal reaparecer, a colocar alguma forma de contacto visível na coleira (se não a tiver ainda). Estando identificado, as probabilidades de o reencontrar aumentam exponencialmente.