Não tenho condições para manter o meu animal. O que devo fazer?

Pedir ajuda!

O abandono de um animal nunca deve ser a opção.

Infelizmente, praticamente todas as associações que acolhem animais estão sobrelotadas e deparam-se com imensas dificuldades para alimentar e manter todos os animais que têm a cargo, pelo que é muito difícil encontrar uma associação que tenha condições para acolher condignamente mais um animal que seja.

Por outro lado, salvo raras exceções, os animais que dão entrada numa associação acabam por viver lá o tempo que lhes resta até ao fim das suas vidas. E a vida de um animal no abrigo de uma associação está longe de ser ideal, pois o carinho, a atenção e os cuidados têm de ser divididos por muitos.

Como tal – e pedimos-lhe que só o faça em caso de incapacidade total para manter o animal consigo –, sugerimos que comece por contactar familiares, colegas e amigos no sentido de saber se alguém estará interessado em adotar o animal.

Saiba que a Animalife tem disponível um programa de apoio a pessoas ou famílias que comprovem encontrar-se em situação de carência económica grave, nomeadamente que vivam com baixos rendimentos, em desemprego, em situação de sem abrigo, com baixas reformas, em situação de auferir rendimento social de inserção com elevado número de animais de estimação. A Animalife oferece um apoio destinado a satisfazer as necessidades básicas dos animais – alimentação e cuidados básicos de saúde.