O que é a desparasitação interna e como funciona?

A desparasitação interna consiste na administração de um anti-helmíntico que pode ser de largo espectro (abranger um leque vasto de diferentes parasitas) ou específico para um determinado parasita.

Esta é a única forma segura de eliminar os parasitas gastrointestinais. Estes desparasitantes apresentam-se sob a forma de comprimidos, pasta, spot-on ou injetáveis, e devem ser administrados, regra geral, 4 vezes ao ano, ou seja, de 3 em 3 meses.

No entanto, podem ocorrer situações particulares, indicadas pelo médico veterinário, em que o seu animal de estimação deve ser desparasitado mais vezes ao ano, como é o caso de fêmeas gestantes, animais jovens, animais doentes, cães pastores, cães de caça e de trabalho.

Idealmente deverá ser feita a identificação de parasitas e contagem de ovos destes numa amostra de fezes. Só assim é possível saber se o animal está ou não parasitado, identificar os parasitas e escolher o fármaco mais eficiente para controlar essa infestação.

Não auto medique o seu animal de companhia. Quando o quiser desparasitar, consulte sempre o seu médico veterinário.

Se tem crianças, idosos ou indivíduos com problemas de imunidade em casa, consulte o seu médico de família, pois pode ser necessária a desparasitação dos seus familiares. Relembramos que muitos dos agentes que contaminam os nossos animais de companhia podem igualmente contaminar o Homem.