Notícia

Cães mais pequenos são mais suscetíveis de desenvolver periodontite?

25.11.2021

As raças de cães de menor porte são mais suscetíveis de desenvolver periodontite do que as raças de maior porte. Estes são os resultados de um estudo recente que os investigadores esperam venha a contribuir para ajudar os veterinários a perceber e tratar de forma mais eficaz problemas de dentes e de gengivas.
 
O estudo, o maior do género realizado até agora nos Estados Unidos, foi promovido pela Mars Pet Care e publicado no The Veterinary Journal. Analisou mais de três milhões de registos médicos referentes a 60 raças e concluiu que 18,2% dos cães analisados tinham periodontite.

Segundo o estudo, as raças de menor porte, como os teckels e os caniches, são mais suscetíveis de desenvolver periodontite do que as raças de maior porte, comos os boxers ou os pastores alemães.

A análise conclui que os cães com um peso inferior a 6,5kg apresentam até cinco vezes mais probabilidades de serem diagnosticados com este tipo de inflamação do que raças de cães com ou mais de 25kg.

Os investigadores realçam que entre os possíveis motivos pode contar-se o facto de os cães mais pequenos terem dentes proporcionalmente maiores o que poderá causar uma maior acumulação de placa dentária e levar à inflamação. Os cães pequenos têm, além disso, menos osso alveolar.

A doença periodontal (DP) é uma das doenças inflamatórias mais frequentes e disseminadas em cães, com uma taxa de prevalência a rondar os 80%. A patogénese da DP inicia-se com a formação de placa dentária, que afeta o periodonto e evolui para inflamação da gengiva (gengivite) e/ou inflamação do periodonto (periodontite). A inflamação persistente também vai lesar o tecido periodontal e contribuir para a evolução da doença. A patologia oral pode ter progressão sistémica, que pode ocorrer por disseminação bacteriana pela corrente sanguínea, produção de resíduos metabólicos, resposta inflamatória, e exposição a fatores inflamatórios.

Leia o estudo completo aqui.