Notícia

Provedoria dos Animais de Lisboa recomenda conceito de saúde única a idosos e seus animais

27.04.2023

Animalife disponível para fazer parte da solução

Os idosos em Lisboa em situação vulnerável, já apoiados pelo programa camarário que lhes permite acesso a cuidados de saúde essenciais gratuitos, deverão ter estes benefícios alargados aos animais que têm em casa, defende uma recomendação da Provedoria Municipal dos Animais de Lisboa, divulgada esta semana. A Animalife não poderia estar mais de acordo com a proposta. E gostaria mesmo de ver incluído o apoio a pessoas com mais de 65 anos com animais a cargo nos projetos que tem em curso com o município de Lisboa.

“A Provedoria recomenda um conceito de saúde única, com uma extensão dos cuidados de saúde básicos que estão a ser prestados aos idosos também aos seus animais de companhia, designadamente a nível de vacinas ou desparasitação”, explicitou, em declarações ao jornal Expresso, Pedro Emanuel Paiva, Provedor Municipal dos Animais de Lisboa.

A Animalife está totalmente de acordo com esta recomendação e disponível para fazer parte da solução. “Apesar de termos celebrado com a Câmara Municipal de Lisboa um contrato-programa [Vet na Rua] para o apoio a famílias carenciadas, pessoas em situação de sem-abrigo e refugiados, pioneiro em Portugal, defendemos que o mesmo deveria ser alargado a pessoas com mais de 65 anos”, refere Rodrigo Livreiro, Presidente da Direção da Animalife. “São muitos os que precisam de uma resposta assim, tornando o apoio social-animal da Animalife mais dirigido a todo o tipo de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social”, acrescenta.
 
Rodrigo Livreiro recorda que reuniu recentemente com a vereadora da CML Sofia Athayde, com o pelouro dos Direitos Humanos e Sociais, dando conta disso mesmo. “Fruto da experiência vivida em tempos de pandemia, altura em que muitos idosos se viram com dificuldade em assegurar algo tão simples como o passeio dos seus animais, aproveitámos a reunião para alertar a senhora vereadora para a necessidade de alargar o âmbito dos programas de apoio da Associação, passando a contemplar também idosos com animais de companhia a cargo.”

Durante a pandemia de Covid-19, no âmbito da Plataforma Solidária Animal, lançada pela Animalife para fazer frente às dificuldades causadas pelas restrições então em vigor, grupos de voluntários da associação asseguraram a prestação de serviços a maiores de 65 com animais a cargo, entre os quais o passeio de animais ou o alojamento temporário de cães e gatos em virtude do internamento dos tutores.

O Vet na Rua é o mais recente projeto da Animalife. Criado na sequência de um contrato-programa estabelecido com a CML em 2021, renovado agora por mais três anos, pretende contribuir para a existência de uma resposta social eficaz, que consiga colmatar as dificuldades de algumas famílias em situação de vulnerabilidade extrema em cumprir na totalidade as disposições legais relativas aos animais de companhia a seu cargo, nomeadamente no que diz respeito a ações de profilaxia consideradas obrigatórias.

De forma pioneira e única no país, o Vet na Rua integra uma equipa multidisciplinar, constituída por uma assistente social e um veterinário, dedicada a providenciar apoio social e serviços médico-veterinários em instalações indicadas pelas Juntas de Freguesia e/ou Câmara Municipal de Lisboa ou, em caso de necessidade, no domicílio de famílias devidamente sinalizadas.