Notícia

A CASA DOS ANIMAIS DE LISBOA FOI HOJE INAUGURADA

28.07.2014

A capital do país inaugurou hoje a sua Casa dos Animais e o presidente da edilidade agradeceu aos lisboetas por "terem obrigado a Câmara a assumir as suas responsabilidades". António Costa afirmou que "o primeiro mérito é para os cidadãos e isto [a Casa dos Animais] só mostra que a participação dos cidadãos é fundamental para melhorar a cidade".

A proposta de reestruturação do antigo espaço foi apresentada por cidadãos no âmbito do Orçamento Participativo de 2009/2010. Muitas foram as críticas protagonizadas por associações de proteção animal e munícipes que ao longo dos anos visaram as instalações e a gestão do então canil e gatil municipal, onde era praticada uma política de abate de animais saudáveis por questões de espaço.
Para o vereador das Unidades de Intervenção Territorial, Higiene Urbana e Serviços Operacionais, que tutela a Casa dos Animais, as novas instalações representam um investimento de 700 mil euros e marcam o "renascer" do canil e gatil do município. Duarte Cordeiro sublinhou a política de "zero abate" e explicou que a eutanásia só é praticada em casos de "sofrimento profundo e doenças incuráveis".
Segundo o vereador, vão ser feitas campanhas de sensibilização para a adoção de animais e campanhas de esterilização para controlo das colónias de animais de rua, e a Casa dos Animais vai ter, a partir de hoje, uma página no Facebook.

A Casa dos Animais de Lisboa acolhe cerca de 180 cães e gatos, dispondo de canis individuais e espaço de recreio ao ar livre e de salas de vacinação, de consulta, de tratamentos, cirurgias e quarentena. Os animais ali adotados têm direito a vacinas e consultas gratuitas e, no caso dos canídeos, a um treino de cães.

Além da inauguração, foram também celebrados protocolos entre a Câmara Municipal de Lisboa e as faculdades de Medicina Veterinária das universidades de Lisboa e Lusófona que irão seguir casos para os quais a Casa dos Animais não tem resposta.

Na cerimónia esteve também presente a nova provedora dos animais de Lisboa, a jurista Inês Real, uma escolha conjunta com o Partido pelos Animais e pela Natureza (PAN), que tem assento na Assembleia Municipal de Lisboa, segundo o vereador socialista. Pesaram nesta escolha o facto de Inês Real ter um mestrado em Direito Animal e um papel ativo na defesa dos direitos dos animais, sendo fundadora da associação de juristas "Jus Animalium".

Legendas Fotos: presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, e vereador Duarte Cordeiro a discursarem na inauguração; Bianca Santos e Maria Pinto Teixeira (da Animais de Rua), a nova provedora dos Animais de Lisboa, Inês Real, Rodrigo Livreiro (Animalife) e Sandra Cardoso (da SOSAnimal - Grupo de Socorro Animal de Portugal).