Notícia

Radio Barks

29.08.2023

Existem milhares de cães que pedem ajuda em canis sobrelotados. E se levássemos esses latidos para a rádio, para que ninguém consiga ficar indiferente?

A Animalife, em parceria com a RFM e a agência criativa Havas, apresentam a Rádio Barks, uma iniciativa que amplifica o latido de milhares de animais para milhões de portugueses. De 23 a 25 de agosto, vários cães “pediram ajuda” durante as emissões de rádio, gerando a estranheza e curiosidade do público, chamando à atenção para o problema da sobrelotação dos canis e do abandono, que continua a acontecer.

Esta colaboração pretende estimular a adoção e, para isso, toda a gente pode passar no Tik Tok da Animalife, onde encontram vídeos de vários cães que ladraram em direto na RFM.

As Associações Zoófilas e Centros de Recolha Oficiais estão lotados, precisam de famílias que adotem um dos muitos Cães que têm nos seus abrigos.

Conforme a Animalife tem vindo a divulgar o número de animais para adoção e a viver nos Centros de Recolha Oficiais e Associações Zoófilas vai muito mais além dos que são divulgados anualmente pelo ICNF I.P.

Para além dos 41 994 recolhidos em 2022 pelos Centros de Recolha Oficiais, segundo números divulgados pelo ICNF I., a Animalife tem conhecimento da existência de mais de 37 240 animais a cargo das Associações Zoófilas, através dos dados que recebe por parte das entidades beneficiárias do apoio alimentar das iniciativas do Banco Solidário Animal organizadas e geridas pela mesma.

● Número de Cães em Albergue: 18 620

● Número de Cães em Famílias de Acolhimento Temporário: 3234

● Número de Cães em Regime de Hotel: 444

Nº Total de Cães Errantes: 22 298

● Número de Gatos em Albergue: 10 902

● Número de Gatos em Famílias de Acolhimento Temporário: 3834

● Número de Gatos em Regime de Hotel: 214

Nº Total de Gatos Errantes: 14 950

Beneficiam do apoio da Animalife cerca de 320 Associações Zoófilas, espalhadas norte a sul do país, incluindo ilhas, assim como existem cerca de 280 Centros de Recolha Oficiais, com animais que necessitam de um novo lar. Todas estas estruturas regularmente afirmam estar lotadas e sem capacidade de acolherem mais animais.

Este tipo de campanhas é fundamental não só para promover a adoção, bem como para sensibilizar para o trabalho impressionante que é feito pelas diversas instituições, para dar apoio a animais que foram abandonados, como é o caso da União Zoófila e da Casa dos Animais de Lisboa, duas entidades escolhidas pela Animalife, pelo importante trabalho que realizam no município de Lisboa e que desde o primeiro dia aceitaram o desafio da Animalife, para participar nesta campanha de sensibilização.