Notícia

Mariana Silva: “A Animalife faz realmente a diferença”

28.09.2023

Mariana Silva faz parte da Animalife como voluntária desde o ano de 2021. Formada em Sociologia e apaixonada pela escrita, sempre teve interesse nas causas sociais, tendo já participado em várias ações de voluntariado, nomeadamente, o Banco Alimentar e a limpeza de praias, bem como marcado a sua presença em manifestações contra as touradas e marchas pelos direitos dos animais.

Assume-se vegan e amante dos animais. “Os animais de companhia acompanham-nos e dão-nos uma abertura para vermos o mundo natural com empatia”.

A voluntária Mariana Silva acredita que os animais de companhia têm o papel de introduzir às pessoas um olhar diferente. “Desde pequena que tenho contacto com animais, sobretudo gatos. São uma alegria e ajudaram-me a ver a diferença com olhos humanos”.

Ser voluntária na Animalife

Como voluntária na Animalife já fez de tudo um pouco. Realizou entregas de bens às famílias e associações, participou no Banco Solidário Animal (BSA), Pet Festival e feiras para venda de artigos.

Mariana Silva considera que fazer voluntariado é uma forma de trazer esperança à humanidade. “Nós somos seres sociais e gostamos de ajudar o próximo. Isso é um valor para a própria pessoa e torna-se um valor para a comunidade”, afirma.

Foi no contexto do Banco Solidário Animal que Mariana Silva relembra os melhores momentos desde que iniciou o seu percurso na Animalife. “As pessoas vêm de todos os lados e trazem com elas muitas partilhas. Sinto uma grande emoção ao ouvir as histórias de amor por animais que me foram contadas”, diz, deixando que as lágrimas lhe escorressem pelo rosto.

Algumas das histórias são de perda, mas o trabalho que é feito pela Animalife também suscita a curiosidade nas pessoas que querem ajudar a causa animal. “Durante o BSA, os voluntários assumem o papel de representantes da associação e o projeto Vet na Rua sempre me gerou bastante interesse”, tendo-o divulgado junto das pessoas no âmbito destas campanhas solidárias.

Mariana Silva defende que o trabalho que é feito pela Animalife, no âmbito do projeto Vet na Rua, para apoiar as pessoas que se encontram em situação de sem-abrigo com animais a cargo, é “muito interessante e diferente, em comparação com as outras associações”.

A voluntária fala acerca da dificuldade que estas pessoas sentem em manter a sua própria dignidade, contudo, muitas vezes, colocam o seu animal em primeiro lugar, a sua única companhia. “A sociedade olha para as pessoas em situação de sem abrigo de uma maneira menos humana e nos olhos onde veem realmente refletida a sua humanidade é nos olhos do animal”, assume com um sorriso.

Mariana Silva aconselha as pessoas a escolherem a Animalife se estão com vontade de iniciar a sua missão como voluntários. “É uma associação organizada, que chama as pessoas, onde há liberdade de escolha e várias opções de voluntariado que se podem encaixar com a vida pessoal. A Animalife faz realmente a diferença”.