Notícia

Equipa Social-Animal realiza ação especial de saúde e bem estar em Lisboa!

31.01.2024

A Animalife realizou na semana de 8 a 12 de janeiro uma ação especial de saúde e bem estar para animais de companhia da população em situação de sem-abrigo na cidade de Lisboa. Esta iniciativa, em resposta à vaga de frio, no âmbito da ativação do plano de contingência, contou com a participação ativa de todo o Departamento de Desenvolvimento Social-Animal da organização.
A equipa social-animal operou em dois locais chave: a Sede da Associação, no Saldanha, e o Pavilhão Casal Vistoso, no Areeiro, com o objetivo de coordenar uma série de ações que demonstram o seu compromisso com o bem estar dos animais e das pessoas vulneráveis na sociedade.
Das 10:00h às 18:00h, a sede da Animalife, recebeu os utentes sinalizados pelas entidades de Apoio Social da Rede Social de Lisboa. Aqui, a associação forneceu acompanhamento social-animal e serviços médico-veterinários. Este foi um espaço fundamental para garantir que os animais de companhia recebessem os cuidados necessários e que as pessoas em situação de sem-abrigo tivessem acesso a um acompanhamento adequado que respondesse às suas necessidades.
No período que decorreu das 18:00h às 23h30, o Pavilhão Casal Vistoso, equipado com boxes para o alojamento de animais, esteve preparado para receber os PSSA (Pessoas em Situação de Sem Abrigo) e os seus animais. Através da parceria com a Multipet, responsável pela montagem de boxes, permitindo a criação de um local seguro para os animais passarem a noite.
Os utentes que se dirigiram à sede da Animalife com os seus animais receberam o devido acompanhamento e cuidados veterinários, sendo posteriormente encaminhados ao Pavilhão do Casal Vistoso. Aqueles que se dirigiram diretamente ao Pavilhão foram atendidos pela nossa equipa e sinalizados para a deslocação à nossa sede no dia seguinte.
O Departamento de Desenvolvimento Social-Animal, composto por uma equipa altamente qualificada de profissionais em Serviço Social, Medicina Veterinária, Educação Social, Sociologia, Psicologia e Comportamento Animal, foi a força motriz desta iniciativa. A sua participação assegurou uma abordagem holística e eficaz, abordando tanto as necessidades dos animais como as dos seus tutores em situação de vulnerabilidade.
Além da equipa da Animalife, estudantes das Faculdades de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa e da Universidade Lusófona, juntamente com a equipa da Casa dos Animais de Lisboa, Associação Veterinários Sem Fronteira e do Banco de Sangue Animal, contribuiram com suas habilidades e conhecimentos especializados.
Entre os dias 08 e 12 de janeiro foram realizadas diversas ações, incluindo:
- Regularização de Atos Médico-Veterinários, incluindo vacinação antirrábica, vacinação multivalente e desparasitação interna e externa;
- Identificação Eletrónica dos Animais e Registo no SIAC para cumprimento da legislação em vigor;
- Campanha de Recolha de Sangue para avaliação de possíveis doenças infectocontagiosas entre animais de companhia;
- Levantamento do número de utentes e animais de companhia em situação de sem abrigo para compreender a realidade atual vivida na cidade de Lisboa;
- Doação de bens de primeira necessidade para animais de companhia, conforme identificação das necessidades e do stock disponível;
A colaboração da Animalife nesta iniciativa reafirma o compromisso com o bem-estar animal e social, oferecendo uma resposta abrangente e adaptada às necessidades emergentes de pessoas e animais em situação de vulnerabilidade.