Notícia

Feliz Dia Mundial do Cão

26.08.2019

Hoje é Dia Mundial do Cão. Sim, é verdade, o melhor amigo do Homem tem um dia especial.

Em Portugal, estima-se que existam cerca de 6,2 milhões de animais de estimação, entre os quais 36% cães e 22% gatos, em mais de dois milhões de lares portugueses.

No mês em que se celebram os dias a eles dedicados – o Dia Internacional do Gato foi comemorado a 8 de agosto –, a APIFVET (Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica de Medicamentos Veterinários) relembra seis benefícios de ter a companhia de um amigo de quatro patas.
 

  1. Estudos demonstram que os donos de animais de estimação sofrem menos de pressão arterial, têm melhores níveis de colesterol e menos alergias.
     
  2. Existem evidências de que a convivência com um animal de estimação no primeiro ano de vida de uma criança protege-a de futuras alergias.
     
  3. Na vida adulta, os animais ajudam os seus donos a combater o stress e a ansiedade. Na verdade, estudos comprovam que os donos de cães têm uma menor probabilidade de vir a sofrer de depressões e doenças cardíacas, estas últimas a primeira causa de morte no mundo.
     
  4. Estes amigos de quatro patas ajudam a combater a solidão dos mais idosos. Sabe-se que 95% destes fala com os seus animais.
     
  5. Os cães ajudam os seus donos a serem mais ativos, com os passeios obrigatórios, que além das caminhadas, envolvem normalmente um tempo reservado a brincadeiras.
     
  6. Os animais são “facilitadores sociais”, ou seja, ajudam os seus donos a criar laços com outras pessoas.
Por tudo isto, aproveitamos a data para recordar a importância da defesa dos direitos dos cães e dos animais de companhia em geral. E para uma vez mais alertar para as altas taxas de abandono, especialmente na altura do verão.

Celebre connosco um dia tão especial. Partilhe esta mensagem e ajude-nos a pôr um ponto final no abandono de cães em Portugal.

Pode também contribuir para que as famílias que apoiamos na Animalife possam continuar a oferecer condições de vida dignas aos seus animais de estimação, fazendo um donativo em www.animalife.pt/pt/doacao.