Notícia

Esmeralda foi apoiada pela Animalife

17.09.2019

Há histórias que gostamos particularmente de contar. E esta é uma delas. Esmeralda procurou a Animalife porque a situação de desemprego prolongada do marido destabilizou economicamente a família e pôs em causa a capacidade para alimentar os três gatos e a cadela que vivem lá por casa. Agora que o marido voltou a trabalhar, nem hesitou. Contactou-nos de novo para que o apoio dispensado possa reverter para outra família mais necessitada.

O ano inteiro que o marido de Esmeralda esteve sem emprego causou dificuldades inesperadas numa casa onde nunca faltou nada. Muito menos aos animais.

Os três gatos – Xaninha, Beni e Pintas – e a cadela Sacha foram todos salvos do abandono. A última num episódio que mistura emoções. Esmeralda foi levar um outro cão para ser cremado no Canil de Monsanto, num dia em que tinha sido deixado à porta um cesto com uma ninhada. Apesar de o desgosto a ter feito acreditar que nunca mais teria um cão, não resistiu e saiu de lá com a pequena Sacha.

Nunca as dificuldades recentes por que passou levaram Esmeralda a desanimar ou a desistir de dar tudo o possível aos seus animais. Admite que teve de pedir favores. Mas garante que, mesmo nos tempos mais difíceis, nunca deixou de os desparasitar, vacinar ou de manter as licenças em dia.

É com orgulho que assegura que “não daria os meus animais por nada”. E foi por eles que procurou, pela primeira vez, ajuda.

Chegou à Animalife através de um contacto na Junta de Freguesia de Alcântara, em maio deste ano. Recebeu ração para dois meses e já não precisou de voltar. O marido, entretanto, arranjou emprego e Esmeralda não teve dúvidas sobre o que fazer. Dispensar o apoio a outra família que dele possa necessitar.

À ajuda prestada pela Animalife, Esmeralda não hesita em dar “nota 10”. E de reconhecer que fez toda a diferença numa fase da vida em que precisou de apoio.

O programa de apoio a famílias carenciadas com animais de companhia foi criado em abril de 2012. Em conjunto com as Instituições Particulares de Solidariedade Social e as autarquias locais, identifica agregados familiares com carências económicas comprovadas, com animais de companhia a cargo. Oferece um apoio destinado a satisfazer as necessidades básicas dos animais, como alimentação, vacinação, esterilização e desparasitação.

Foi através deste programa que pudemos ajudar no caso da Esmeralda. Contamos consigo para poder ajudar noutros casos.

Participe com o seu contributo. Vá a  www.animalife.pt/pt/doacao e deixe o seu donativo.

Ajude-nos a criar histórias felizes.