Notícia

Rosa do Canto é a nova Embaixadora da Animalife

20.09.2019

“Gostava de mudar mentalidades”
 
Rosa do Canto aceitou o convite para ser Embaixadora da Animalife. A atriz admite que o seu amor pelos animais é relativamente recente, mas profundo. Quanto ao que mais gostaria de conseguir neste seu novo papel, não tem dúvidas: “de mudar mentalidades”.

Rosa do Canto cresceu sem grande contacto com animais. Foi, por isso, com algumas reservas que há 16 anos aceitou acolher a sua primeira gata, a Mel, oferta de uma amiga.  “Confesso que não estava muito disposta a ter um gato em casa; ia-me dar cabo dos sofás, das coisas…”, refere a atriz, admitindo que foi precisamente isso “o que aconteceu na realidade”.

Mas, a par com os estragos associados à passagem de um gato por um apartamento, ganhou a primeira de três grandes amigos de quatro patas. “No dia seguinte, eu já estava apaixonada por ela”, reconhece.

A Mel passou a primeira noite em casa, sozinha na cozinha. Na manhã seguinte, Rosa do Canto foi encontrá-la escondida, atrás do frigorífico, assustada e a tremer.  “Percebi que aquele bichinho estava cheio de medo de mim”, conta a atriz. “Agarrei-me a ela a chorar e disse-lhe que a ia amar para o resto da vida”, conclui.  E amou.

Pouco depois, era a vez de Tuga entrar na vida de Rosa do Canto. Adotou-o para fazer companhia a Mel e, hoje que ambos já partiram, admite que pensa neles todos os dias. “Quando o Tuga morreu [depois de uma complicada luta contra o cancro], julguei que tinha enlouquecido”, confessa a atriz. Parecia-lhe pouco normal sentir uma dor tão grande pela perda de um animal. Até que um colega, que passara por uma situação idêntica, a tranquilizou e lhe explicou que podia ser mesmo assim. Que se pode sofrer pelos animais.

Agora, tem a Mia. Gostava de ter pelo menos mais um. Mas o facto de não ter ninguém próximo disponível para os acolher caso lhe aconteça alguma coisa, fá-la pensar duas vezes: “Se tivesse a garantia de que alguém ficava com eles e de que os tratava como eu trato, teria com certeza mais.”
 
“Não abandonem”

Rosa do Canto não gosta de pessoas que abandonam animais e apela a todos para que nunca o façam: “Não abandonem os vossos animais; eles sentem, eles sofrem.”

É também uma defensora convicta da adoção. Todos os gatos da atriz foram adotados. “Para mim, é impensável comprar um animal”, afirma. “Compro roupa, compro sapatos, compro livros; não acho bem comprar animais”, justifica.

Outra coisa com que a atriz não concorda é com a taxa de IVA aplicada aos produtos e tratamentos para animais. “Era importantíssimo que o nosso Governo percebesse de vez que os animais não são artigos de luxo”, afirma, defendendo “uma descida do imposto sobre a alimentação e os cuidados veterinários”.

Rosa do Canto recorda “a fortuna” que gastou com os tratamentos do seu gato Tuga. E admite que muito dificilmente todos possam fazer o mesmo: “Os sem-abrigo, que têm os animais como amigos, por exemplo, se não têm sequer para eles…”

No seu papel de Embaixadora da Animalife a atriz espera poder vir a contribuir para apoiar o maior número de animais possível. “Não os podendo ter todos comigo, posso ajudá-los desta maneira”, refere.

Quando questionada sobre o que gostaria mais de alcançar neste seu novo cargo, Rosa do Canto não hesita: “Eu gostava imenso, mas não tenho essa capacidade, de mudar mentalidades.”

Para a atriz, apesar das mudanças recentes na lei [que estabelece um estatuto jurídico dos animais, reconhecendo a sua natureza de seres vivos dotados de sensibilidade] “há ainda imensa gente que não acredita que os animais também sentem; sentem a perda dos donos, sentem a solidão dos donos”. É, por isso, importante que “se tomem medidas sérias”, defende, para que “todos (humanos e animais) possam viver em harmonia”.

Na Animalife faremos tudo para ajudar a nossa nova embaixadora a concretizar o seu sonho. Desejamos-lhe, desde já o maior sucesso neste seu novo papel. Temos a certeza de que juntos ajudaremos a criar muitas histórias felizes!