Notícia

Animalife integra plano de contingência para vaga de frio da CML

05.01.2021

A Câmara de Lisboa acionou ontem o plano de contingência para as pessoas em situação de sem-abrigo devido ao tempo frio. A Animalife é uma das entidades que participam nesta ação, fornecendo boxes, ração, mantas, açaimes, entre outros bens de primeira necessidade destinados aos animais das pessoas abrangidas pelo plano.
 
Em comunicado, o gabinete do vereador da Educação e dos Direitos Sociais, Manuel Grilo, indica que a fase amarela do plano foi acionada ontem, tendo em conta a descida acentuada das temperaturas nos próximos dias.

O nível amarelo ocorre quando os valores diários de temperatura mínima se apresentem entre 3 graus Celsius e 1 grau durante um período igual ou superior a 48 horas.

O Mercado do Campo de Santa Clara, na freguesia de São Vicente, foi o local escolhido para o Dispositivo Integrado de Apoio aos Sem-Abrigo, “onde vão ser servidas refeições quentes e onde será realizada a triagem de saúde e encaminhamento social para locais de acolhimento de emergência", lê-se na mesma nota.

As estações de metro do Rossio, Santa Apolónia e Oriente vão permanecer abertas durante a noite, é acrescentado.

Segundo a informação, equipas técnicas de rua vão estar no terreno a acompanhar a situação, fazendo recolha das pessoas em diversos pontos de encontro da cidade, levando-as para o mercado e posteriormente, caso se justifique, para os acolhimentos de emergência.

A Animalife renovou, no final do ano passado, um protocolo com a Câmara Municipal de Lisboa destinado à proteção de animais de pessoas em situação de sem-abrigo em episódios climáticos extremos, como vagas de frio ou de calor.