Notícia

Equipa do Vet na Rua em ação na Freguesia da Ajuda

04.05.2021

Menino, Dingo, Rossi, Nina e Kiko. Foram os cinco animais que hoje nos visitaram nas instalações da Junta de Freguesia da Ajuda e que vacinámos, identificámos eletronicamente e desparasitámos. Os procedimentos médico-veterinários foram realizados no âmbito do mais recente projeto da Animalife – o Vet na Rua.

A freguesia da Ajuda foi a primeira a juntar-se ao novo projeto de apoio social-animal da Animalife, através da assinatura de um contrato-programa válido por um ano.

“A situação de pandemia agravou a dificuldade das famílias em responderem às necessidades dos seus animais de companhia”, reconhece Jorge Marques, presidente daquela freguesia lisboeta. “Nesse sentido acolhemos o projeto Vet na Rua como uma resposta qualificada à referida necessidade”, refere.

Com este apoio, o responsável pretende acima de tudo “melhorar o bem-estar animal” na freguesia, através de “uma intervenção claramente inovadora, que responde de forma assertiva às necessidades dos animais e das famílias que os acolhem”.

Os procedimentos veterinários de hoje seguiram-se a um primeiro atendimento social conduzido pela assistente social e pelo médico-veterinário alocados ao Vet na Rua, realizado há pouco mais de uma semana, nas instalações da própria junta.

Para Elisabete Godinho, responsável pelo projeto bem-estar animal na freguesia da Ajuda, tudo decorreu “muito bem” e as reações dos utentes foram positivas. Se no início das reuniões detetou “algum receio e nervosismo”, já no final o sentimento generalizado era de “alegria e satisfação”.

O Vet na Rua pretende apoiar animais de companhia de famílias em situação de vulnerabilidade económica comprovada, disponibilizando procedimentos veterinários gratuitos, como vacinação, desparasitação ou identificação eletrónica. Criado na sequência de um contrato-programa estabelecido com a Câmara Municipal de Lisboa, no final do ano passado, o projeto tem como principais objetivos: assegurar ações de profilaxia consideradas obrigatórias junto de famílias carenciadas e pessoas em situação de sem-abrigo, sensibilizar e educar a população abrangida pelo projeto quanto a cuidados a ter com animais de companhia, prevenir questões de saúde pública, melhorar o bem-estar das famílias carenciadas e de pessoas em situação de sem-abrigo e melhorar o bem-estar dos animais a cargo dessas famílias e pessoas.

De forma pioneira e única no país, o Vet na Rua integra uma equipa multidisciplinar, constituída por uma assistente social e um veterinário, dedicada a providenciar serviços médico-veterinários no domicílio de famílias carenciadas devidamente sinalizadas ou em instalações indicadas pelas Juntas de Freguesia e/ou Câmara Municipal de Lisboa.  

Esta equipa tem à disposição um veículo, no qual se desloca aos locais de residência das famílias sinalizadas para as devidas visitas técnicas e ações de profilaxia consideradas obrigatórias – atos de vacinação e desparasitação, ações de prevenção de doenças graves e de sensibilização –, mas também para realizar acompanhamentos a clínicas médico-veterinárias protocoladas, em caso de necessidade de tratamentos cirúrgicos, como esterilizações, entre outros. 

A sinalização das famílias fica a cargo das Juntas de Freguesia aderentes. A Ajuda foi a primeira a juntar-se ao projeto, através de um protocolo de colaboração.

Estrela, Areeiro, Alvalade, Carnide e Alcântara são outras das freguesias que já manifestaram interesse em ter este tipo de apoio disponível.

Numa primeira fase, o Vet na Rua vai atuar apenas em Lisboa, mas, num futuro próximo, o projeto poderá ser replicado noutras cidades.