Notícia

Rodrigo Livreiro: “Estamos a punir as pessoas por serem pobres e quererem manter os seus animais.”

20.09.2021

É um dos fundadores da associação Animalife, que combate o abandono de animais de estimação em Portugal ao apoiar famílias carenciadas e pessoas em situação de sem-abrigo. Uma abordagem pioneira que tem dado os seus frutos.
 

O Rodrigo é fundador da associação Animalife. O que o levou a criar este projeto?
 

Eu, tal como o comum dos mortais, gosto de animais e esse é um tema que sempre me preocupou. Queria fazer alguma coisa para ajudar as associações que recolhem animais e que têm grandes limitações. Essa foi a origem da Animalife. Nasceu como uma rede social de apoio às instituições para poder, de alguma forma, ajudar a massificar o processo de adoção, ou seja, tentar divulgar ao máximo os animais que se encontravam nos abrigos das associações e ajudar quem procura animais a poder adotá-los mais rapidamente.

Em 2009/2010, a Animalife era como uma rede social, na qual cada associação tinha uma área reservada para poder divulgar animais para adoção. Muito rapidamente, a Animalife cresceu e fomos bombardeados por pessoas que nos viram como uma ferramenta útil, quer na componente de divulgar o trabalho das associações, quer na componente de adoção. Isso levou-nos a procurar mais elementos que ajudassem a responder aos milhares de e-mails. Então, decidimos constituir a Animalife como associação em outubro de 2011.

Leia a entrevista completa aqui