Apoio a Famílias

Perguntas Frequentes

O que tenho de fazer para me inscrever no Programa de Apoio a Famílias?
Para se inscrever no Programa de Apoio a Famílias Carenciadas da Animalife terá de preencher o formulário de candidatura existente no menu lateral desta página e anexar a documentação necessária.
Que documentação tenho de apresentar?
Terá de apresentar documentos comprovativos dos rendimentos do agregado familiar (nomeadamente, declaração de IRS do último ano e correspondente nota de liquidação ou, se for caso disso, declaração de isenção emitida pela admnistração tributária; recibos de vencimento, de pensões e de subsídios de desemprego ou de outras prestações sociais) e de despesas mensais dedutíveis (habitação, água, gás, electricidade, condomínio, equipamentos sociais, medicamentos).
 
Tenho um animal e não tenho possibilidades de pagar o valor que me pedem de esterilização. Posso ter ajuda?

Pode ter ajuda desde que comprove estar a atravessar uma situação de carência económica e que o apoio seja aprovado. Para isso, terá de apresentar a sua candidatura preenchendo o formulário de candidatura disponível no menu lateral desta página.

Que tipo de apoios posso beneficiar para o(s) meu(s) animal(ais)?
O tipo de apoios que poderá beneficiar são: 

- Alimentação e areia;
- Esterilização;
- Vacinação;
- Desparasitação interna e externa;
- Aconselhamento sobre colocação de chip, registo e licença;
- Acessórios (brinquedos, mantas, shampoos, trelas, …)
O apoio da alimentação é entregue ao domicilio?
 A Animalife distribui a alimentação nos seus Centros de Atendimento, aos quais as famílias têm de se dirigir todos os meses. A Animalife depende exclusivamente das equipas de voluntários e não tem capacidade de realizar transporte de ração.
Não tenho transporte próprio. Como posso ter ajuda para levar o meu animal ao veterinário?
A Animalife não tem transporte próprio e depende exclusivamente das equipas de voluntários e das suas viaturas. Não temos capacidade de realizar transporte de animais, de e para as clínicas veterinárias.
O meu animal aparenta estar doente. Posso ter ajuda?

Infelizmente não. A Animalife não tem capacidade financeira para ajudar no que toca a tratamentos resultantes de doença e/ou acidente. Atendendo ao elevado número de pedidos de ajuda que recebemos diariamente, apenas conseguimos apoiar nas necessidades básicas dos animais inscritos. 

O meu animal foi atropelado/teve um acidente. Posso ter ajuda?

Infelizmente não. A Animalife não tem capacidade financeira para ajudar em situações de acidente e/ou urgência. Os valores são em muito superiores à capacidade financeira que a Associação dispõe. Em caso de atropelamento/acidente, deverá contactar ou dirigir-se ao veterinário mais próximo para que o seu animal seja assistido de imediato.

Existe um limite de animais para os quais posso receber apoio?
Não. A Animalife ajuda em todas as situações, desde que devidamente comprovadas e aprovadas, e ajuda no sentido de diminuir a população animal do lar, para que esteja de acordo com a lei, a qual permite a presença de apenas 4 animais por fogo.