Apoio a Famílias

Programa:

As dificuldades económicas das famílias, a par com a incapacidade para garantir bens e serviços de primeira necessidade, como alimentação ou tratamentos médico-veterinários aos animais, são atualmente as duas grandes causas que levam ao abandono em Portugal. As conclusões resultam de um inquérito realizado pela Animalife junto de mais de 200 associações de proteção animal, no final de 2020.

De facto, necessidades como alimentação e saúde animal constituem gastos bastante elevados para os/as detentores/as de animais de companhia. A incapacidade de as assegurar acaba por levar a que muitas famílias se vejam obrigadas a entregar os seus animais nos Centros de Recolha Oficial/canis municipais, junto de associações de proteção animal ou, até mesmo, a abandoná-los na via pública.

O Programa de Apoio a Famílias (PAF) da Animalife pretende prevenir que esse abandono aconteça, apoiando famílias em situação de carência económica comprovada.

O PAF assegura a todos os utentes inscritos alimentação animal e procedimentos médico-veterinários, como vacinação, identificação eletrónica, esterilização e desparasitação.

Para além do apoio relacionado com o bem-estar animal, é também realizado um acompanhamento social das famílias e indivíduos, de forma a que seja potenciada a sua saída da situação (temporária) de vulnerabilidade social, num tipo de intervenção integrada pioneira em Portugal.

Os técnicos da Animalife acompanham regularmente os utentes do PAF, fazendo uma avaliação detalhada das necessidades humanas e animais.

Dispomos de um conjunto de respostas de apoio social para famílias em situação de vulnerabilidade com animais, cujo objetivo é privilegiar, através de serviços e equipamentos adequados, a manutenção dos animais no seu meio familiar e social e promover o apoio à família. Em função das necessidades do agregado familiar, existem cinco tipos de respostas sociais a que poderão aceder:

  • Atendimento/acompanhamento social;
  • Disponibilização, num ambiente familiar, de condições adequadas ao bem-estar animal;
  • Apoio alimentar; 
  • Ajuda médico-veterinária; 
  • Alojamento temporário.

Objetivos gerais:

- Travar o aumento do número de animais de companhia abandonados na rua, entregues em associações de proteção animal (que já se encontram além do limite das suas capacidades) ou em Centros de Recolha Oficial (CRO)/Canis Municipais.

- Estimular uma melhoria da qualidade de vida das famílias. Vários estudos internacionais indicam que os animais são, muitas vezes, a única e a última fonte de afeto e companhia para muitas pessoas isoladas e com vários tipos de carências. Têm também o dom de contribuir para a harmonia familiar; em contrapartida, quando surge a impossibilidade de continuar a cuidar deles, esse pode tornar-se um novo fator de stress e tensão emocional.

- Promover um ambiente mais higiénico e saudável nos lares, graças à vacinação, desparasitação e esterilização dos animais.

Como pedir ajuda a Animalife:

Podem candidatar-se ao PAF as pessoas ou famílias que comprovem encontrar-se em situação de carência económica grave, nomeadamente que vivam com baixos rendimentos, em situação de desemprego, com baixas reformas ou em situação de auferir de rendimento social de inserção.

As famílias podem candidatar-se ao apoio da Animalife através do preenchimento do formulário no menu à direita, em "Pedir Apoio" ou através do telefone 707 309 233, nos dias úteis, das 11H00 às 19H00.

Residentes nos concelhos de Sintra, SeixalPóvoa de Varzim e Loures deverão candidatar-se ao apoio nas juntas de freguesia da sua área de residência, no âmbito dos protocolos estabelecidos entre a Animalife e as respetivas autarquias.

O PAF está disponível em Lisboa, Porto, Sintra, Oeiras, Seixal e Loures.

Como ajudar a Animalife:

Para poder ajudar as famílias que apoia, a Animalife precisa de alimentação para cão e gato, medicamentos para animais e outro tipo de bens, como areia, mantas, brinquedos, trelas, comedouros ou bebedouros.

Aceitamos igualmente donativos em dinheiro – são eles que nos permitem assegurar grande parte dos procedimentos veterinários - esterilização, vacinação, desparasitação e identificação eletrónica - aos animais sinalizados.

Testemunhos

  • Família Beneficiária

    "A minha Xao é a minha companhia, obrigada pelo apoio Animalife."

  • Ângelo Brito, voluntário Animalife

    "Esta é a Associação que consegue apoiar em simultâneo pessoas e animais"

  • Ana Maria Pedro, família beneficiária

    Sem ajuda não tinha como dar de comer aos meus cães.

  • Tiago Caetano, Design Binário

    "Sou um grande fã da Animalife e tento contribuir em todas as campanhas para ajudar esta nobre causa!"

  • Sérgio Guerreiro, família beneficiária

    "As coisas estavam complicadas e para não ter de desfazer dos meus animais, sabendo desta associação, pedi ajuda e até agora tem corrido tudo bem"

  • Beneficiária Animalife

    "Pedi uma migalha à Animalife, e vocês, anjos, deram-me um pão de Mafra bem grande e fofo. Obrigada."

  • Ana Jesus, voluntária Animalife

    "Fantástico! Um grande projecto. Parabéns!"

  • Carla Galvão, Sines

    "Agradeço em nome de todos os patudos que ajudam diariamente, muito obrigada! "

  • Andreia Teixeira, voluntária Animalife

    "Desde a causa à luta diária, estamos a crescer a olhos vistos e a conseguir ajudar cada vez mais animais :)"

  • Ana Caeiro, Lisboa

    "Parabéns pelo vosso empenho!"

  • Aida Carvalho, Guarda

    "Que linda iniciativa. Portugal sempre a dar bons exemplos! Parabéns!"