Banco Solidário Animal

Perguntas Frequentes

Como pode uma Associação ou Grupo de Apoio beneficiar da ração angariada ?
A ração angariada é diretamente distribuída nos dias da campanha de recolha de alimentos às Associações e Grupos de apoio que participaram na campanha e estavam previamente inscritas como Associações beneficiárias; Para poder beneficiar, deverá inscrever a sua Associação ou Grupo de Apoio no programa de apoio a Associações da Animalife, preenhenço o formulário de pedido de apoio.
A Animalife armazena toda a ração e posteriormente distribuí a ração às Associações e Grupos de Apoio?
Não. A Animalife não tem capacidade logística para armazenar toda a ração angariada nos dias da campanha, pelo que atribui lojas a Associações e Grupos de Apoio Animal, consoante a sua localização geográfica, número de animais e necessidades em conformidade com o tipo de animais que apoia. Nos dias das campanhas de recolha de alimentos, as Associações e Grupos de apoio transportam e armazenam a ração angariada nas lojas em que participaram. 
A ração das campanhas do Banco Solidário Animal é apenas para os animais que estão a cargo das Associações e Grupos de Apoio Animal?
Não. A campanha de recolha de alimentos do Banco Solidário Animal foi criada para ajudar o maior número de animais em risco que for possível. As Associações e Grupos de Apoio Animal são as entidades responsáveis para fazer chegar os bens a quem mais necessita, visto que são as mesmas que beneficiam e armazenam a totalidade da ração angariada nas lojas em que participaram. Por outro lado, a Animalife é também uma das entidades beneficiárias da campanha, participando em algumas lojas em Lisboa e Porto, cujos donativos são armazenados e distribuidos diretamente a famílias carenciadas e pessoas sem abrigo, nas zonas onde o programa de apoio a famílias está implementado.  
Costumo dar alimentos a uma colónia de gatos de rua, como posso receber apoio alimentar?
A ração angariada nas campanhas do Banco Solidário Animal é transportada e armazenada nos dias da campanha pelas Associações e Grupos de Apoio animal inscritos, para posterior distribuição às situações mais urgentes, nos concelhos onde estão inseridas. Deverá entrar em contacto com as Associações ou Grupos de Apoio animal mais proximos e pedir ajuda. Na eventualidade de não conhecer alguma associação ou grupo de apoio animal na sua zona, pedimos que nos contacte, para que possamos indicar.  
Como posso tornar-me voluntário do Banco Solidário Animal?
Para que possa ajudar como voluntário nas iniciativas do Banco Solidário Animal basta preencher o formulário de inscrição em "Inscrição de Voluntários BSA" no menu lateral direito desta página.

A idade mínima dos voluntários é de 16 anos, sendo que menores de 16 terão de estar acompanhados pelo encarregado de educação.